domingo, 18 de maio de 2014

A tecnologia a nosso favor

"Penso que as mulheres que viajam sozinhas podem estar bem acompanhadas por uma amiga invisível, prestativa, e incapaz de reclamar. O nome dela é tecnologia: um bom smartphone é um acessório indispensável para as viagens contemporâneas, desde que você queira explorar os recursos disponíveis no próprio aparelho ou aplicativos baixados da internet.
O Google Indoor Maps, recentemente lançado no Brasil, é uma das melhores ferramentas, pois ele acrescenta algo muito importante para além dos mapas de ruas e estradas tradicionais: mostra as plantas baixas de grandes construções como aeroportos, shoppings e estádios de futebol. Quem nunca vivenciou estar no aeroporto e não saber onde está o guichê da companhia aérea que vai viajar? Ou os portões de embarque? Os pontos de táxi? Os banheiros? O Google Indoor mostra o edifício por dentro, eis a grande vantagem. Além de pedir informações para alguém ou tentar encontrar placas de sinalização, você pode contar com esse serviço. Não é necessário baixar nenhum aplicativo, basta usar o Google Maps que vem na internet e ampliar a imagem do local que se deseja explorar. É possível ver o que há em cada piso por meio do alternador de andar, que fica no canto lateral direito da tela.
A orientação e dicas do Google Maps vão ainda além das plantas baixas dos prédios. Sabe aquela hora que você está com fome, no meio de uma cidade estrangeira e não sabe bem onde comer ou tomar um lanche? Basta escrever “restaurantes do Brooklin, New York” ou “cafés”. Aparecem as melhores opções das proximidades. Minha recomendação é que antes de viajar você deve se habituar com essa ferramenta. Experimente na sua própria cidade ou em alguma cidade do exterior que você conheça. Há tutoriais disponíveis no Google Maps -- vamos lá, viajantes, é hora de ampliar nosso mundo virtual. Os resultados, para o mundo real, compensam." (Olímpia Calmon)
 
*Países que dispõem do serviço: Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Itália, Japão, Holanda, Rússia, Cingapura, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido