quarta-feira, 29 de maio de 2013

Embarque tranquila nessa viagem


Recentemente, recebi o e:mail (ou melhor, vários) de uma moça que se preparava para a primeira viagem solo. Ela estava bastante ansiosa, certa de que esqueceria alguma coisa de que fosse precisar. De nada adiantou eu sugerir que ela lesse o post com as dicas para que não se esquecesse de nada, pois a viajante não se acalmava e me perguntava: isso é normal?

Sim, isso é normal. Algumas pessoas, viajando sozinhas ou não, costumam desenvolver o stress pré viagem, sendo os sintomas mais frequentes o medo de esquecer alguma coisa importante, o medo de que alguma coisa ruim aconteça com seus familiares, o medo do avião cair, de se perder em alguma cidade desconhecida, de ser roubada, enfim, de que alguma coisa não dê certo.

Comigo isso também acontecia até o dia em que descobri que grande parte da minha tensão tinha origem na “culpa”, como se eu não merecesse proporcionar a mim mesma momentos de felicidade, que eu teria que pagar um preço por estar me divertindo e outros não. Só isso daria panos para mangas para um terapeuta, mas eu decidi enfrentar a situação por conta própria.

A primeira coisa que fiz foi começar a “viajar” bem antes do embarque, arrumando devagar a bagagem, lendo sobre os locais a serem viajados, conversando e pegando dicas com pessoas que já tinham feito o mesmo roteiro que eu pretendia fazer. Mas, o que mais acalma minha ansiedade são os aeroportos. São neles que minha viagem solitária começa. Chego com bastante antecedência, faço o check in com calma, percorro as lojas (eventualmente até compro alguma coisa), faço um lanche, tomo um café, folheio uma revista e, nesse processo, vou me desvencilhando da rotina que estou deixando, vou me encontrando comigo mesma e, quando vejo, lá estou eu tranquila, embarcando para qualquer lugar.