segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

XVII- Santo André: a Bahia sem Axé (music)

Um verdadeiro paraíso tropical
Milhares de pessoas adoram (e eu não desgosto totalmente), mas, essa mania que se expandiu para as praias de todo o Nordeste, que é a de tocarem Axé (e outros ritmos ditos afro-baianos), o dia inteiro, na maior altura, arranhando nossos ouvidos, martelando em nossa cabeça, é muito cansativo. Às vezes queremos relaxar, bater um papo tranqüilo, ler um bom livro, e não conseguimos. E se esse é o seu caso, um conselho é ir para Santo André, distrito de Santa Cruz de Cabrália, a cerca de uma hora, de carro, de Porto Seguro.
Talvez pela influência do grande número de europeus que se radicaram no local, a maioria constituída por italianos e franceses, Santo André é um lugar “cool”, uma certa sofisticação discreta, como afirmam alguns. Uma característica que, aliada à famosa tranqüilidade dos baianos, torna o lugar bastante acolhedor.
Pousada Jacumã
Existem muitas possibilidades de hospedagem, para todos os gostos e bolsos, com ênfase para aconchegantes pousadas. Procure alguma que fique mais próxima do centro da Vila, e também da praia[i]. Para facilitar seus deslocamentos, alugue uma bicicleta.
As praias são lindas, o mar é calmo, em alguns lugares forma verdadeiras piscinas. A comida é maravilhosa, como os acarajés do Recanto da Bahia; a peixada e o atendimento do Gaivota, comandado pelo garçom Gil, são de primeira qualidade; o Camarão Vitor Hugo, do Floridita, assim como o carpaccio de Badejo, combinação perfeita da comida oriental da chefe Mikie, com a cozinha regional. As massas do restaurante Jacumã, na pousada com o mesmo nome, também devem ser provadas.
Pier Cojimar, homenaagem a Hemingway
Uma boa dica é, ao final da tarde, tomar um drinque (como uma deliciosa caipirosca de cacau) em alguns dos bares localizados à beira do belo e caudaloso rio João de Tiba, como no Pier Cojimar[ii], também no Floridita. O proprietário, aficionado pela obra de Ernest Hemingway, criou um ambiente bem agradável para homenagear o escritor.
Uma excelente oportunidade de conhecer pessoas, e ainda cuidar do corpo, é se integrar ao grupo de hidroginástica no mar, comandado pela bailarina Marília. A professora permanece em Santo André durante os meses de julho, dezembro, janeiro e fevereiro. As aulas são diárias, às 10 horas da manhã e você paga o que achar razoável por aula. É uma ótima atividade!

Um dia de luz, em Santo André

No site da Associação Pro Cultura e Turismo Santo André-Bahia (http://www.santoandre-bahia.com/) você encontra todas as informações que precisa para fazer uma ótima viagem, inclusive sozinha. Chegando lá, não deixe de visitar o Atelier Maria Candeia, e conhecer as lindas luminárias de Joyce, em tecido pintado à mão. Para bijuterias, vá ao atelier Joias da Floresta, e se encante com as peças produzidas por Leide, segundo ela, uma mistura de criatividade, alto astral e muito amor. O resultado é muito bonito. Finalmente, no último dia, reserve espaço para uma esfoliação e hidratação corporal, se possível uma massagem com a fada Adriana.
Se você estiver com tempo e quiser dar aquele trato no cabelo, fazer um corte mais ousado, enfim, mudar o visual, tire uma tarde e vá ao Salão Milão, da italiana Pina: ela simplesmente arrasa! Fica em Porto Seguro, na praia Itaperapuã, em frente a Cabana Estrela do Mar.
Casa Praia
Em Santo André, reserve um bom tempo para curtir e desfrutar do conforto da Casa Praia, agora sob a impecável direção de Alê Batista. O lugar é lindo, os drinks são ótimos e a comida também é muito boa (não deixe de experimentar as saladas). Para você que está viajando sozinha, é um bom lugar para conhecer outras pessoas.


[i] Eu já fiquei duas vezes na Pousada Jacumã e gostei muito.
[ii] Aldeia de pescadores em Cuba, próxima de Havana, onde Hemingway ancorava seu barco e onde encontrou o personagem que lhe serviu de inspiração para escrever “O Velho e o Mar”.